Ads Top

O projeto Fusca - VW


Foi projetado em 1934 pelo engenheiro alemão Ferndinand Porche (1875-1951). O ditador Adolf Hitler entendia que o Volkswagen (“carro do povo” em alemão) seria o objeto de consumo mais desejado pela classe operária e sua posse ajudaria a abafar outra queixas dos trabalhadores.


Em outubro de 1936, três protótipos do Fusca foram para as ruas enfrentar a primeira série de teste. Cada um andou 48 mil quilômetros pelos mais diferentes tipos de estradas. No ano seguinte, outros trinta carros invadiram as estradas, mas o início da Segunda Guerra interrompeu a produção.


De Wolfsburg, o complexo industrial criado em 1938 para fabricar o Fusca, passaram a sair jipes e carros anfíbios, aproveitando-se para fins militares a mecânica criada por Porche. Apenas em 1948, a fábrica, que fora semidestruída durante a guerra, pôde ser reativada.


A chegada do Fusca ao Brasil aconteceu em novembro de 1950. O carro foi importado da Alemanha por um certo Rodolfo Maerz. Já o primeiro Fusca fabricado aqui acabou sendo lançado em 7 de janeiro de 1959.


Em agosto de 1986, a Volkswagen apresentou sua 5.459.079º unidade e fechou a linha de montagem. Ressuscitou o carrinho em 1993, por sugestão do então presidente Itamar Franco.

Nenhum comentário:

Obrigado por seu comentário.

Tecnologia do Blogger.