Sobre os números (polêmicos) da internet
As estatísticas sobre acessos, usuários, taxa de cliques em banners e audiência de portais formam uma sopa de números que não significa muito se você não aplicar seu conhecimento e mesmo seu instinto.
Uma das maiores vantagens da internet é a possibilidade de medir
praticamente tudo o que seu cliente ou potencial cliente faz. É
possível medir cliques em banners, número de downloads, visitantes do
seu site, as páginas por onde eles passaram, de onde vieram e tudo
aquilo que você imaginar.
Esses números, porém, não significam nada se você não souber o que foi
medido. E esse tem sido um grande problema: as pessoas costumam dar
importância demais aos números e deixam de avaliar o que realmente eles
significam e o contexto em que eles foram obtidos.
Este artigo tem como objetivo contar um pouco mais sobre os polêmicos números da internet que vemos em nosso dia–a–dia.
O primeiro número é o de internautas brasileiros. Divulgado pelo IBOPE
NetRatings, o relatório apresenta todos os meses o número de usuários
ativos (aqueles que realmente acessam a internet), o tempo médio de
navegação, o número total de usuários (uma estimativa do número total
de usuários que já teve contato com a internet) e outros dados de
destaque daquele mês. A medição é feita apenas com usuários
residenciais.
A confusão aqui acontece porque esses dados são usados pelo mercado
para vender a internet como mídia de massa, quando o que deveria ser
vendido era exatamente o contrário, ou seja, a sua seletividade. O
número de usuários de internet vai levar muito tempo para alcançar o
número de telespectadores e, por esse ângulo, a internet sempre estará
em desvantagem.
O segundo número é o da audiência dos portais. Os números divulgados
todos os meses tornaram–se uma verdadeira batalha. Já foram usados
todos os tipos de truques para subir no ranking dos sites mais
acessados, de criar páginas que se atualizam automaticamente após
certo período de tempo até a contagem de páginas de portais associados.
A briga, que muitas vezes é feita por meio de anúncios em revistas e
jornais especializados, causa muita confusão um concorrente tenta
anular os argumentos do outro. Nem mesmo quem é do mercado entende.
Para profissionais de mídia e anunciantes, existem números muito mais
importantes do que as posições no ranking, como audiência por canal, o
crescimento da audiência ao longo do tempo e perfil de acordo com os
tipos de conteúdo ou serviço oferecidos.
A taxa de clique no banner é outro número polêmico. Usada por muito
tempo como o maior parâmetro de sucesso da propaganda online, criou
expectativas equivocadas. Você sabia que um banner que pisca
exageradamente ou que tem a interface do Windows tem taxas de cliques
superiores a um banner que segue uma linha de comunicação e um
planejamento?
A taxa de clique pode ser considerada com o um dos fatores de sucesso,
mas não como o único. A imagem da sua marca também ganha muitos pontos
que não podem ser medidos na internet, assim como não podem ser medidos
na TV, em revista ou outdoor. Outra taxa bastante questionável é a da
abertura de e–mails afinal, boa parte dos programas abrem as
mensagens sem que você queira necessariamente visualizá–las. Por isso,
muito cuidado na hora de analisar seus resultados.
O último número polêmico é o de acesso aos sites. Para passar
credibilidade ou para divulgação, muitos sites inflam seus números de
visitantes e de páginas vistas. É muito caro auditar um site, e por
isso o mercado aceita sem muitos questionamentos o que cada site diz. É
muito difícil provar, em sites não auditados, se determinada informação
é verdadeira ou não. Nestes casos, vale o bom senso e a comparação
entre sites de uma mesma categoria.
Se pesquisas eleitorais erram e são feitas pessoalmente, imagine os
números da internet que são obtidos à distância. Os números da internet
ainda são tão questionáveis que, por exemplo, anunciantes, agências e
veículos fazem medições idênticas para verificar se o número de
impressões e cliques divulgados por cada um deles coincide com os
números divulgados pelos outros…
Quando bem utilizados, os números podem oferecer muitas ferramentas
para você detectar problemas ou iniciar novas ações. Mas também podem
gerar grandes erros se forem mal analisados. Não acredite nos números
como se eles fossem a sua única fonte de informação. Eles não valem
nada sem o seu conhecimento e seu instinto. A internet oferece uma
vantagem enorme a você. Cuidado para não transformar essa vantagem em
uma desvantagem.
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