Ads Top

O Ócio Criativo


Como seria a sociedade se a gente trabalhasse menos e dedicasse mais tempo ao lazer, família e estudo? Seríamos pessoas melhores se atribuíssemos mais importância a valores como amizade, amor, convivência e pequenos detalhes cotidianos? O que fazer no tempo livre, se é que ele existe?


A gente vive estressado, só pensa em trabalho e nunca tem tempo pra nada... Como diz um amigo meu, desculpas, isso são só desculpas. Pretextos pra não fazer outras coisas e, pior, pra não pensar na vida.


Precisamos aprender que não é uma heresia não trabalhar 16 horas por dia. Não seremos expulsos do paraíso se admitirmos que dar um refresh na mente e na alma é essencial pra nossa sanidade e pra que continuemos sendo seres criativos.


Com a cuca mais fresca até aumentamos nossa produtividade no trabalho e ficamos mais gentis com os colegas. É uma questão de vontade e disciplina, só precisamos querer e fazer as escolhas certas: praticar algum esporte, caprichar num hobby, participar de algum grupo, lembrar que temos família e amigos...


Este sociólogo italiano faz a gente refletir sobre sociedade e trabalho na enlouquecedora era da informação. Tá certo que o senhor Domenico dorme apenas 4 horinhas por noite, ele prova afinal que ócio criativo não é vagabundagem, pelo contrário. Vale a pena. 

Nenhum comentário:

Obrigado por seu comentário.

Tecnologia do Blogger.